sexta-feira, 25 de outubro de 2013

#19 tempo na minha cozinha: Compota de Diospiro



Esta semana vou partilhar convosco uma receita que tive de encontrar para dar destino aos muitos  diospiros que o diospireiro que temos está a dar este ano. Ainda bem que já tinha provado compota de diospiro numa feira de artesanato, porque foi assim que me lembrei o que havia de fazer com os diospiros que não param de aparecer lá em casa. Eu pessoalmente não gosto do fruto, mas gosto da compota (cada tolo com a sua mania).

Consultei então o site My Taste e não só arranjei a receita da compota, mas também encontrei uma dica importante: os frascos onde se guardam as compotas/doces devem ser estrelizados, por isso também deixo as indicações de como executar esta tarefa.

COMPOTA DE DIOSPIRO
Ingredientes:

500 g de polpa de dióspiro
açúcar q.b. (entre 80 a 100 g)
1 pau de canela
casca de um limão

Preparação:

Retirar a polpa aos dióspiros.
Num tacho, levar a polpa, a canela e a casca do limão. 
Acrescentar o açúcar consoante o gosto de cada um... o dióspiro é um fruto com bastante açúcar, pelo que é necessário ter isso em conta!
Mexer cuidadosamente até obter a consistência desejada.
Meter a compota bem quente em frascos, colocar um pedaço de papel de alumínio no bocal de cada frasco, fechá-los bem e virar de imediato ao contrário. 
Não esquecer de retirar a casca de limão e o pau de canela antes de enfrascar...





ESTRELIZAÇÃO DOS FRASCOS 

A operação de fechar os frascos é da maior importância para a conservação dos doces.

1º-Escaldar os frascos e as tampas com água praticamente a ferver (para não partir os frascos forre o lava-loiça com pano.

2º-Vire os frascos com a boca para baixo sobre outro pano (seco e limpo) e deixe secar enquanto faz o doce.

Ou

2º-Vire os frascos com a boca para baixo sobre a grelha do forno, com o forno quente e deixe secar enquanto faz o doce. Depois com os frascos quentes e envolvidos num pano seco, entorne o doce.

3º-Depois de cheios e arrefecidos limpe os frascos bem limpinhos, ponha as etiquetas a dizer o ano de que é o doce e guarde os frascos num sitio, arejado e escuro.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários