segunda-feira, 5 de maio de 2014

Conselho do dia: quando conversar só piora tudo


[Gabriel García Marquez] que esteve casado 56 anos com a mesma mulher dizia mais ou menos o seguinte nas suas memórias: "Quando nos casais as pessoas se zangam, há quem diga que devem falar um com o outro, esclarecer tudo exaustivamente, até ao fim; pois eu dou o conselho oposto: quando há um problema no casal, um mal-entendido, uma zanga, o melhor é não falar e deixar passar um tempo. A conversa só vai agravar a situação."


Só hoje descobri esta frase e só vos digo uma coisa, este é um dos melhores conselhos que podem ser dados e que eu gostaria de o ter recebido há uns anos atrás. No meu caso descobri por experiência própria ao fim de quase 8 anos de casada. 

Devia eu ter aí uns 18 ou 19 anos (ainda nem namorava com o meu actual marido) e ouvi num programa de televisão uma entrevista a casais com 40 e 50 anos de casados e lembro-me se uma senhora que estava casada há 50 anos dizer que nunca deixava o marido sair de casa aborrecido com ela porque ele poderia encontrar na rua quem lhe desse mais atenção e que não ia para a cama sem fazer as pazes com ele se tivesse havido zanga. Olhem achei este conselho excelente (afinal se o casamento durava à 50 anos é porque alguma coisa eu teria a aprender) e foi assim que pautei o meu casamento e foi a pior coisinha que fiz. Tentar fazer as pazes e conseguir dialogar quando as partes estão zangadas e de cabeça quente só faz com que a disussão se prolongue por horas. Lembro-me de perder noites a tentar fazer as pazes com o resultado precisamente oposto.

Até que um dia no meio de uma discussão e como já não estava a aguentar mais meti-me noutra divisão da casa e fiquei lá umas duas horas. Ninguém falou durante esse tempo e o que aconteceu quando eu saí? Já estava tudo mais calmo e o motivo da discussão esquecido. Ou seja eu tentava em vão acalmar o meu marido e leva-lo a conciliar-se comigo falando calmamente sobre o que o estava a incomodar quando é sabido que os homens não gostam de falar, não porque sejam uns brutos insensiveis, mas porque simplesmente o cérebro deles funciona de uma maneira diferente do nosso e para eles a melhor forma de resolver os problemas é mesmo ficar em silêncio e lidar com eles interiormente.

Por isso se aquela senhora conseguia entender-se com o marido através do diálogo e acalmar as coisas quando as partes estão zangadas bom para ela, mas acredito que seja mais comum a situação oposta. Quando os ânimos estão exaltados não é a melhor ocasião para tentar fazer as pazes. Só dando o tempo necessário para a reflexão e o silêncio ajudarão. Se sentirem necessidade de voltar a falar do motivo da discussão façam-no noutra altura. Agora não se esqueçam: tentar longas conversas com o homem pode ser frustrante e não dar em nada. Longas conversas são com as amigas que essas sim gostam de esmiuçar tudo e analisar todos os prismas e ângulos das questões. 

Mulheres conversam porque têm essa necessidade. Homens resolvem as suas questões no cérebro de forma mais simples e linear e em silêncio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A gerência agradece os vossos comentários